Pela primeira vez, um vinho de mesa português conquistou a mais alta distinção atribuída pelos Decanter World Wine Awards, a maior e mais importante competição do setor a nível mundial.
O vencedor do título de “Best in Show – Best Red Blend” (melhor no concurso na categoria de vinhos tintos de lote/blend) foi o alentejano BLOG by Tiago Cabaço bivarietal ’13, que convenceu os mais de 200 especialistas do setor que compunham o júri.
O vinho vencedor, produzido por Tiago Cabaço na zona de Estremoz, no Alentejo, é um blend de Alicant Bouschet e Syrah, duas castas emblemáticas na região.
O Júri provou as amostras em três fases. Numa primeira foram provadas cerca de 17,200 referências às quais se atribuíram medalhas de bronze, prata e ouro. Seguiu-se uma nova prova em que entraram apenas os vinhos que receberam medalhas de ouro com o intuito de atribuir medalhas de platina e por fim foi destacado o melhor entre os melhores de cada categoria.
O BLOG by Tiago Cabaço bivarietal ’13 é um vinho de terroir produzido à base de Alicante Bouschet e Syrah, duas castas emblemáticas da região. Um vinho feito na vinha, a partir das uvas das melhores parcelas, cuja produção é limitada pela própria natureza. Após a colheita, repousa durante quinze meses em barricas de carvalho francês, para conseguir maior estrutura. Com notas de frescura e fruta, este vinho reclama o estatuto de topo de gama do produtor, com pouco mais de nove mil garrafas produzidas.
Tiago Cabaço afirmar-se hoje como um dos nomes mais sólidos e marcantes da nova geração dos produtores alentejanos.
































