O ministro foi recebido em sessão solene pelo secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública da República Federativa do Brasil, Ricardo Lewandowski, visitou a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 4 de julho, onde foi recebido em sessão solene pelo Secretário Executivo, Zacarias da Costa, e pelos Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP.
Na ocasião, o Secretário Executivo da CPLP realçou a honra em receber a visita de Ricardo Lewandowski “como Ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil e, nesta condição – por força da orgânica do governo brasileiro – como representante deste Estado-Membro em duas importantes Reuniões Ministeriais Setoriais da Organização: a Conferência dos Ministros da Justiça dos Países de Língua Portuguesa e a Reunião dos Ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP”.
Zacarias da Costa sublinhou, ainda, que estas duas áreas são “essenciais ao maior desafio que a CPLP enfrenta neste momento. Um desafio que os Estados-Membros estabeleceram para si próprios e que exigirá a dedicação de todos e da cada um de nós… a implementação do Acordo sobre a Mobilidade na CPLP.”
Segundo Lewandowski, a CPLP é um pilar de cooperação multilateral e promotora de solidariedade entre os países-membros. A entidade, na opinião dele, proporciona avanços em diversas áreas, como nas áreas culturais, educacionais e científicas e de cooperação económica.
Por outro lado, analisou o ministro, ainda existem desafios significativos em temas da competência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, como a mobilidade, combate ao crime organizado e segurança documental.
“A CPLP é um exemplo vivo de que, apesar de nossas diferenças, podemos encontrar união na nossa diversidade. Juntos, continuaremos a trabalhar para fortalecer os nossos laços, enfrentar desafios e construir um futuro mais próspero e sustentável para todos os nossos cidadãos”, declarou.