O Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), João Gomes Cravinho, reúne-se, no dia 9 de maio, com o seu homólogo espanhol em Madrid, onde assinala o Dia da Europa. Esta será a primeira visita bilateral do Ministro a um país europeu.
As relações bilaterais estarão no centro da agenda da reunião entre os dois Ministros, bem como o conflito causado pela invasão da Rússia em território ucraniano e a consequente crise energética. O encontro realiza-se no Palácio de Viana[1], sede do Ministério dos Assuntos Exteriores, estando previstas declarações conjuntas do Ministro João Gomes Cravinho e do Ministro José Manuel Albares.
À tarde, o MNE participa e intervém no colóquio “Uma Visão Ibérica dos Desafios da União Europeia”, juntamente com o seu homólogo espanhol. A situação vivida na Ucrânia volta a estar em destaque, numa sessão em que os dois ministros responderão à questão sobre se a guerra na Ucrânia poderá reforçar a posição geoestratégica da União Europeia a nível mundial.
Este colóquio, a realizar neste Dia comemorativo, contemplará perguntas do público aos dois ministros, tendo como pano de fundo a visão dos dois governantes sobre de que forma podem Portugal e Espanha contribuir para uma Europa mais independente, forte e justa.