A consultora Control Risks considerou que os recentes desenvolvimentos económicos em Moçambique «abriram novas oportunidades para os investidores estrangeiros» em vários setores, registando a segunda melhor evolução em África na relação entre o risco e a recompensa.
«Moçambique regista a melhor evolução no índice de recompensa a seguir ao Egito», lê-se no relatório ‘Africa Risk-Reward Index’ desta consultora, que vinca que o país «adotou uma postura favorável ao investimento e procura reduzir o envolvimento do Estado na economia através da restruturação ou privatização de empresas públicas».
No relatório, esta consultora com sede em Londres e escritórios em 36 países argumenta que «estas reformas ajudaram a estabilizar a situação orçamental que dantes parecia marcadamente difícil, e abriram novas oportunidades para os investidores estrangeiros em setores como a energia, construção de infraestruturas e transportes».
No documento, pode ler-se ainda que «a mudança política levou a uma melhoria no índice que mede a recompensa e o risco dos investidores em muitas economias sul-africanas».