Uma moeda comemorativa com o valor facial de dois euros criou ‘problemas’ com compradores que tinham ‘na mira’ uma moeda de coleção no âmbito dos Jogos Olímpicos. Valores pagos já foram ressarcidos.
Os Jogos Olímpicos arrancaram na sexta-feira, mas uma moeda comemorativa neste âmbito, com o valor facial de dois euros, já fez ‘rolar’ algumas queixas em Portugal, nomeadamente devido a uma rutura de stock.
Em causa está a moeda em homenagem à ‘Equipa Olímpica Portugal 2024’, que foi vendida através de canais da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) quando já não havia stock – devido “a um lapso na parametrização das condições de venda”.
A moeda foi disponibilizada em três acabamentos – normal, BNC (brilhante não circulada) e ‘proof’ (prova numismática) – nas tesourarias do Banco de Portugal, nas quatro lojas físicas e na loja online da INCM. A disponibilização aconteceu também num “vasto conjunto de pontos de venda independentes, especializados em numismática, em todo o país”.
Contactada pelo Notícias ao Minuto, a INCM esclareceu que a situação em causa, que decorreu a 4 de julho, “diz respeito apenas um tipo de acabamento ‘proof’ num único ponto de venda – a loja online da Imprensa Nacional – Casa da Moeda”.
Os três acabamentos terão sido colocados à venda neste canal perto das 9 horas e, às 9H18, “detetou-se que o sistema automático de controlo de stocks da versão em acabamento ‘proof’ não tinha atuado imediatamente, como deveria, assim que o limite de stock atribuído àquele canal foi atingido”. Dada a situação, a “interrupção teve de ser forçada manualmente”.
Segundo explicou ainda a INCM, a falha em questão teria sido “impercetível em circunstâncias normais”. “Mas, àquela hora a procura era muito intensa, nos poucos minutos que passaram entre a deteção do problema e a sua resolução, alguns clientes conseguiram pagar as suas encomendas apesar de já não haver ‘stock'”, acrescentou.
A entidade garantiu ainda que o problema foi corrigido “assim que detetado”.
Remetendo para os termos e condições da loja online, a Casa da Moeda destacou sobretudo que, “devido à levada procura nos dias de lançamento de moedas, podem ocorrer situações de rutura de stock”, e também que, “em caso de cancelamento da encomenda por rutura de stock, o reembolso do valor pago pode ser efetuado até 30 dias”.
Sublinhando o respeito e estima pelos colecionadores que “se viram privados da moeda” e reconhecendo o “desapontamento” com a situação, a Casa da Moeda clarificou ainda que, “à data de hoje, todos os clientes que compraram além da quantidade disponível na loja online foram já ressarcidos dos valores pagos, e o valor restituído pela INCM foi rigorosamente igual ao valor recebido em excesso”.
“O facto de a moeda ‘Equipa Olímpica Portugal 2024’ ter registado uma procura invulgarmente elevada em todos os acabamentos, muito além do número habitual de colecionadores deste tipo de moedas, leva-nos concluir que se trata de uma excelente peça de numismática, da qual muito nos orgulhamos”, rematou a entidade.