O polo de Monção da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) recebe, no próximo dia 20 de abril, um colóquio intitulado Portugal/Brasil – A descoberta continua, a partir de Monção. A iniciativa, com arranque previsto para as 9H30, visa assinalar o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.
Promovida pela Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade Mulher Migrante com a colaboração da Câmara Municipal de Monção e apoio de várias entidades, o Dia da Comunidade Luso-Brasileira pretende celebrar o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral avista terra no Brasil, onde é hoje Porto Seguro, que aconteceu no dia 22 de abril de 1500.
O colóquio terá um debate à volta de questões como a emigração, cidadania e lusofonia a nível nacional, com particular destaque de Monção, através da apresentação de duas conferências proferidas por Ernesto Português e José António Barreto Nunes, “dois ilustres cidadãos de mérito do concelho”.
Com a presença de palestrantes especializados no estudo e investigação das relações entre Portugal e Brasil, o colóquio presta homenagem a Ruth Escobar, a primeira mulher eleita deputada à Assembleia do Estado de São Paulo e a primeira representante do Brasil nas Nações Unidas.
Além de promover a história da emigração junto da comunidade educativa, este colóquio pretende reforçar o papel da língua e da literatura portuguesa na diáspora lusa, debater aspetos da história da emigração em termos nacionais e regionais e valorizar testemunhos que fazem parte da nossa realidade cultural e social.
A sessão de encerramento será presidida pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.