O Museu da Diáspora será um projeto de envergadura e de grande contributo para a afirmação da história e cultura portuguesas.
Esta convicção foi expressa pelo Secretário de Estado das Comunidades que abordou o tema no encerramento do Fórum Luso-Estudos, que decorreu em Lisboa.
“Há poucos dias houve desenvolvimentos com a Câmara Municipal de Matosinhos, tendo em vista dar prosseguimento a esse projeto, do Arquiteto Souto Moura, da constituição do Museu da Diáspora de Matosinhos, porque o Porto de Leixões foi um porto de partida e um porto de chegada. Há uma vontade de investimento financeiro de relativo vulto da parte da Câmara Municipal. A nossa grande preocupação é acompanhar esses esforços e procurar que posteriormente todos se articulem em conjunto para que possa haver uma rede constituída em termos nacionais, mas que possa articular-se com outras redes de museus da emigração, desde o Canadá, a França, à Austrália. São todos eles museus de grande envergadura e que podem contribuir para dar outra dimensão de afirmação da nossa história e da nossa cultura”, referiu José Luís Carneiro.