A NAV Portugal anunciou uma nova Carta de Operações com a Força Aérea para o verão, que irá reduzir os atrasos no aeroporto de Lisboa e otimizar ainda mais a capacidade das infraestruturas.
“Esta nova carta de operações redesenha o espaço aéreo, com atribuições espaciais em períodos de tempo nas áreas militares de Monte Real e Sintra, contribuindo positivamente para a redução dos atrasos das aeronaves e para a maior otimização da capacidade da área terminal e aproximações ao aeroporto”, lê um comunicado enviado pelo prestador de serviços de navegação aérea.
A NAV esclareceu que o novo acordo foi feito no âmbito do Órgão Permanente de Coordenação da Gestão e Utilização do Espaço Aéreo (OCEA), que inclui a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), NAV Portugal e a Força Aérea Portuguesa.
A carta de operações para o verão vai permitir, segundo a NAV, “uma otimização da conciliação da atividade militar e da aviação civil, nos serviços de navegação aérea”.
“Esta iniciativa, fruto de um forte e franco espírito de cooperação entre as várias entidades participantes, visa dinamizar mais tráfego, permitindo novas vias de acesso ao espaço aéreo nas áreas envolventes ao aeroporto Humberto Delgado, potenciando maiores benefícios para os utentes desta infraestrutura”, adicionou a NAV.