Os turistas norte-americanos estão a procurar Portugal cada vez mais e, por isso, o Governo quer potenciar este mercado.
Portugal foi eleito “o destino a visitar” em 2018 pelos Virtuoso Awards, atribuídos pela maior rede global de viagens de luxo durante a 30ª edição da Virtuoso Travel Week, que decorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, refere que esta menção «é uma ótima notícia e mostra que Portugal se afirma cada vez mais como um destino de qualidade, que é atraente para turistas que gastam mais».
«É especialmente importante numa altura em que os Estados Unidos são já o nosso quinto principal mercado em termos de receitas, o que reflete não só a duplicação da capacidade aérea como também a aposta reforçada que temos feito neste país», explicou.
Os turistas norte-americanos em território nacional estão a aumentar e têm dado novo gás à indústria. Ao todo, no primeiro semestre do ano, contabilizaram-se 354 mil visitantes oriundos deste país, mais 21,3% do que em igual período do ano passado. Mas a margem de crescimento ainda é grande.
«Devemos agora continuar a apostar na experiência turística direcionada a este mercado, não só para que continuem a visitar-nos, mas também, para que comecem a considerar-nos como destino para investir e viver», afirma o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
Já em 2017, o reforço das ligações aéreas entre os dois países, operadas pela TAP, SATA, United Airlines, American Airlines e Delta Airlines, deu uma ajuda no crescimento de 35% no número de hóspedes norte-americanos.
Com mais de 15 mil associados, a rede Virtuoso reúne operadores turísticos e agentes de viagem de todo o mundo, dos quais nove mil são norte-americanos.