O clima, as semelhanças na paisagem e os destinos de surf ajudam a tornar Portugal especialmente atraente para os investidores californianos.
Segundo a agência Athena Advisers, “Portugal está no topo da lista para estes norte-americanos que procuram outro país para se fixar, e os californianos são aqueles que mais escolhem este destino, até pela relação qualidade/preço muito favorável”.
A agência de especialistas em investimentos imobiliários realizou recentemente “roadshows” no Estado da Califórnia, em San Diego, Los Angeles e São Francisco, e afirmou estar agora a acompanhar cerca de duas dezenas de potenciais compradores que manifestaram interesse em investir em Portugal, prevendo a empresa que “até ao final deste ano, pelo menos metade destes fará investimentos com orçamentos de até 3,5 milhões de euros”.
“Fomos muito bem recebidos em todas as cidades que visitamos e percebemos que há cada vez mais interesse pelo nosso país. A atratividade de Portugal para os norte-americanos já não é nova, mas se há cerca de três anos, um em cada 10 clientes era norte-americano, hoje, mais do que seis em cada 10 vêm do outro lado do Atlântico”, afirmou David Moura-George, diretor-geral da Athena Advisers em Portugal.
Destinos mais procurados
Cascais e Oeiras, na Grande Lisboa, ou alternativamente, os Açores e a Costa Vicentina, onde ainda é possível beneficiar do programa “vistos gold” são, segundo a empresa, os mais procurados por estarem próximos do mar e da praia, “o que lhes permite manter um estilo de vida muito semelhante ao que tinham na Califórnia”.
“Normalmente os clientes são pessoas que vivem uma vida alternativa e já estão acostumadas a viver fora dos grandes centros urbanos. A maioria são casais jovens, muito ligados à tecnologia, mas também temos muitos clientes reformados”, adiantou Moura-George.
“A liberdade e flexibilidade possibilitadas pelo trabalho remoto é mais um incentivo na deslocalização dos norte-americanos que procuram as excelentes condições de vida que Portugal oferece, e a imagem que o país construiu na área do empreendedorismo e inovação tecnológica é um forte atrativo para startups e empreendedores dessa área”, disse.
De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no primeiro trimestre deste ano, os norte-americanos passaram a liderar o ranking de investimento através de vistos gold no país. Com um total de 25,1 milhões de euros, o volume investido na compra de imóveis nos primeiros três meses do ano mais do que triplicou face ao período homólogo de 2021.