Na primeira semana após as eleições gerais no Reino Unido realizadas em 4 de julho de 2024, o novo governo trabalhista deu início a vários desenvolvimentos e projetos importantes que vão marcar o início do mandato do novo governo.
Na primeira sessão do novo Parlamento, no passado dia 9 de julho, os primeiros passos incluíram a eleição do Presidente do Parlamento (Speaker) e o juramento dos seus membros e deputados. Foi marcada também a abertura oficial do Parlamento, com o discurso do Rei com a agenda do governo, marcada para 17 de julho de 2024.
O primeiro-ministro anunciou também que o Reino Unido receberá a reunião da Comunidade Política Europeia (EPC) em 18 de julho de 2024, no Palácio de Blenheim. Esta reunião juntará cerca de 50 líderes europeus para discutir questões urgentes, como o apoio à Ucrânia, a imigração ilegal e a segurança energética.
Após as eleições gerais, o governo está em processo de transição e na introdução de novas propostas para a governação. Isso inclui definir novas prioridades e políticas governamentais que serão detalhadas no próximo discurso do Rei. Esses passos indicam o início das atividades parlamentares e dos compromissos internacionais sob o novo governo, estabelecendo o cenário para as iniciativas políticas e a agenda legislativa que se seguirá.
No entanto, foram anunciadas uma série de iniciativas a levar a efeito, incluindo planos para lidar com a superlotação nas prisões, reintegrar as pessoas no mercado de trabalho e construir 1,5 milhão de novas casas.