Para além de ser o melhor amigo do Natal português, o bacalhau também é amigo da saúde. Conheça a composição nutricional de 100 gr de bacalhau seco e salgado, demolhado cru.
Portugal consome cerca de 70 000 toneladas de bacalhau seco salgado por ano, com o Natal como o período no qual é mais procurado. A tradição dita que na noite de consoada deve chegar à mesa cozido, acompanhado por batatas, ovos e hortaliça, antes de ser bem regado com azeite. Mas para além de ser o melhor amigo do Natal português, o bacalhau também é amigo da saúde.
Peixe magro, fonte de proteínas de alto valor biológico, o bacalhau é também fonte de fósforo, um mineral que contribui para a manutenção de ossos e dentes normais. Este peixe é ainda rico em vitaminas D e B12 que ajudam ao normal funcionamento do sistema imunitário. O teor excessivo de sódio (sal) no bacalhau seco e salgado deve ser levado em linha de conta por quem sofra de hipertensão arterial, pelo que a sua demolha correta é fundamental para não colocar a sua saúde em risco.
Conheça a composição nutricional do bacalhau seco e salgado, demolhado cru, por cada 100 g de parte edível:
Energia: 80 kcal
Água: 76,2 g
Proteína: 19,0 g
Colestral: 52 mg
Niacina: 0,76 mg
Vitamina B12: 0,95 μg
Folatos: 8,1 μg
Cinza: 3,40 g
Sódio: 1483 mg
Potássio: 36 mg
Cálcio: 33 mg
Fósforo: 116 mg
Magnésio: 23 mg