Torres Vedras é um concelho que “vive” o Carnaval. Este é um evento de cariz nacional e internacional, mobilizador da economia do Concelho e promotor da Marca Torres Vedras. Pela sua envolvência global cativa gentes de todos os lugares e de todas as faixas etárias e tem vindo progressivamente a afirmar-se e a ganhar cada vez maior notoriedade, mantendo a sátira política e social como a sua matriz, sendo, por isso, considerado “o Carnaval mais português de Portugal”.
É por isso que tantas e tantos escolhem o nosso carnaval para viver o entrudo com espontaneidade e é, por isso, que tantos portugueses na diáspora reservam estes dias para nos visitar ou simplesmente para acompanhar na televisão ou online em direto os festejos.
Entre 9 e 14 de fevereiro são esperadas mais de 350 000 pessoas nos vários momentos de folia. De salientar o corso escolar, a chegada e entronização dos Reis, os quatro palcos existentes, os corsos noturnos, os concursos de mascarados, os corsos diurnos, o Baile de Mascaras Tradição, o concurso de Matrafonas
ou o enterro do Entrudo. De salientar também que este ano o Carnaval conta com um novo palco na Praça Dr. Alberto Avelino (Choupal).
E por falar em Choupal e na sua envolvente as obras do Centro de Artes e Criatividade já arrancaram e estão a correr a bom ritmo. Estamos certos que a breve prazo teremos em Torres Vedras mais um espaço de referência a nível nacional e internacional, onde a temática do Carnaval será um referencial.
O tema deste ano de 2018 é “Mares & Oceanos”. Preservar aquilo que de melhor existe no planeta é uma das missões mais importantes do Homem. Um evento desta natureza tem obrigatoriamente de ter um cariz de envolvência com o meio ambiente e com cidadão.
A importância dos mares e dos oceanos nas nossas vidas deve estar bem patente no nosso dia-a-dia, num território com 20 km de costa atlântica, um destino Quality Coast / Green Destinations.
Permitam-me uma palavra para as gentes do Carnaval. Para a organização, para os agentes locais, para os habitantes locais, para aqueles que direta ou indiretamente têm ligação com o evento e para os patrocinadores: obrigado pelo empenho e por estarem envolvidos no maior Carnaval de Portugal!
De referir também que mais uma vez visitaremos a capital com a visita da “Embaixada do Carnaval de Torres Vedras” a Lisboa. Os lisboetas e os turistas que vêm passar o nosso carnaval pela Baixa não ficam indiferentes e muitos se juntam a esta “embaixada” todos os anos.
Importa também referir o lançamento do “Samba da Matrafona” com interpretação de Susana Félix, Zeca Pagodinho e Emicida. Este autêntico “hino” à nossa típica “matrafona” obteve já enorme sucesso por cá, mas também um pouco por toda a lusofonia
Viva o Carnaval de Torres Vedras!