Renovado e revigorado, Mendes está de volta com um novo restaurante no SoHo: o Veranda inaugurado em maio de 2021, localizado no segundo andar do hotel ModernHaus.
Mendes tem um pedigree excelente, tendo cozinhado na França e no Bouley em Nova York. O New York Times descreveu o menu do Veranda como “global, mas levemente repleto de toques portugueses”.
Mendes, natural de Danbury, Ct. e graduado do Culinary Institute of America, disse que tem um “menu americano de inspiração global que é sofisticado, mas acessível”.
Mendes diz que Veranda é uma sequência natural do Aldea, que tinha um menu de inspiração portuguesa. Diz que cozinhar comida portuguesa faz parte do seu “DNA. Cresci numa família portuguesa e Danbury tinha uma grande comunidade de imigrantes portugueses. Ele plantou as sementes para que eu me tornasse um chef.”
Por exemplo, Mendes chama ao seu frango piri-piri de “prato tradicional português, tipicamente grelhado no carvão e picante” e o arroz de frango é outro prato clássico português. É composto por chouriço fumado, ervilhas e azeitonas. O prato português com a assinatura do chef pasteleiro Frederick Aqino são os Pasteis de Nata.
No entanto, o menu é influenciado por outras influências globais, relata Mendes, incluindo sabores mexicanos, japoneses e do sudeste asiático, embora “seja ancorado na cozinha americana moderna. A América é uma abundância de imigrantes.”
O Veranda oferece um teto de vidro totalmente retrátil que permite a transição de um jantar interno para um ao ar livre durante todo o ano e que acomoda aproximadamente 80 pessoas.
A varanda tem muitos cantos e recantos além da sala de jantar. Oferece uma área de bar adjacente à sala de jantar principal, servindo um menu de snacks e cocktails. E há também um bar nos fundos, com lareira ao ar livre para saborear petiscos e bebidas, com entrada própria na Sexta Avenida.