Nos últimos tempos, o Fado tem sido um veículo que leva a saudade portuguesa a ser sentida por corações de todas as nacionalidades. Ao longo do tempo o Fado transmitiu poesia da mais alta qualidade através de gerações.
A revista “Sardinha” é o único órgão de comunicação na Eslovénia, dirigido especialmente às comunidades portuguesa e brasileira, que promove e divulga a Língua Portuguesa naquele país que, em julho e a seguir a Portugal, assume a Presidência da EU.
Amália, cujo centenário celebramos neste evento, é um exemplo importante deste fenómeno do canto dos poetas e que explora essa relação junto de um público esloveno e português. Tanto a Eslovénia como Portugal são países que tomaram os seus poetas como heróis locais, sendo a praça principal de Ljubljana dedicada France Preseren e a praça principal de Lisboa a Luís de Camões.
O recente reconhecimento do Fado pela UNESCO ajudou a aumentar sua popularidade, já crescente entre jovens e idosos, nacionais e estrangeiros. Já vimos culturas tão distantes como a chinesa a representar o Fado com um espírito que reconhecemos como o nosso. E é neste âmbito que a iniciativa propõe um fado de alma eslava com a participação de alguns convidados muito especiais.
O evento será realizado em três partes. A primeira acontece online já no dia de hoje, 8 de maio, para continuar as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, protagonizada pela homenagem a Amália Rodrigues por Alcides Murtinheira, seguida da curta-metragem de Carolina Silveira, de um momento de fado (quase) ao vivo e transmitido pelo quarteto Mascara e tertúlias de Mateja Rozman (Lisboa) e Gabriela Droga Mazovec (Ljubljana).
É seguida de um concerto de fado em Ljubljana que juntará o fado esloveno de Polona Udović com o Fadolinka de Maja Milinković, acompanhados da guitarra portuguesa de Luis Coelho, que acontece a 10 de Junho para celebrar o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.
A terceira e última parte acontece já em Lisboa em outubro, com a participação do Leitorado Esloveno (dirigido por Mateja Rozman) e do Quarteto Mascara para um programa ainda a divulgar que acontece em vários locais da capital portuguesa.
O programa destes eventos é promovido e realizado pela Revista Sardinha (publicação em português e esloveno para as comunidades portuguesa e brasileira na Eslovénia) e conta com o apoio do Instituto Camões, através da Embaixada de Portugal em Viena. Tem também o apoio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e da Representação da Comissão Europeia na Eslovénia, da Associação de Amizade Eslovénia-Portugal, da Fundação Amália Rodrigues, da Academia de Arte da Universidade de Nova Gorica, do vinho e chocolate luso-esloveno Kunej, e dos parceiros Mercearia de Portugal e Eurosender.
Programa dia 8 de maio:
Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa
8 de Maio de 2021 às 18.00 CET
Evento online acessível através de http://www.e-sardinha.eu/frescas/8maio2021
– Homenagem a Amália Rodrigues, Alcides Murtinheira
– Projeção da curta-metragem “O Amor que Fica”, de Carolina Silveira
– Um momento de fado, Quarteto Mascara
– Tertúlias em Ljubljana e Lisboa, à conversa com Gabriela Droga Mazovec e Mateja Rozman
– Apresentação da Antologia da Sardinha