Estudo realizado pela Universidade do Algarve indica que o destino é avaliado de forma positiva por 98% dos turistas que o visitaram em 2016, sendo a praia, o clima, a gastronomia e as pessoas os principais atributos que justificam a satisfação dos visitantes.
Um estudo intitulado “O perfil do turista que visita o Algarve”, encomendado pela Região de Turismo do Algarve e realizado pela Universidade do Algarve, mostrou que dos 4205 inquiridos, entre julho e outubro do ano passado, a maioria tem intenção de regressar à região logo que possível e mais de 90% garantem que a recomendarão nos seus círculos mais próximos.
O trabalho teve o objetivo primeiro de conhecer e compreender as características, preferências e comportamentos dos turistas que visitaram o Algarve em 2016. Os inquéritos foram realizados em dois períodos: o primeiro, no período de julho a agosto, representativo da época alta do turismo na região, e o segundo no período de setembro a outubro.
A avaliação positiva do destino Algarve é transversal aos vários perfis de turista, sejam eles tradicionais ou residenciais, alojados em qualquer uma das diferentes zonas da região e viajando dentro ou fora da época alta. Esta satisfação, combinada com um custo considerado acessível (69%), justifica a afinidade dos visitantes com a região.
Em termos percentuais, 95% dos turistas tradicionais que estiveram no Algarve no último ano têm a intenção de recomendar o destino aos seus amigos e familiares, valor que sobe para 96% entre os turistas residenciais.
Dentro deste último grupo, 80% têm intenção de voltar a passar férias na região num futuro próximo, enquanto entre os turistas tradicionais 66% querem regressar assim que puderem. Um regresso quase certo e níveis de satisfação elevados sugerem que mais de três quartos dos turistas são fiéis ao destino.
 
Turistas da época alta afeiçoam-se mais ao destino
Tendo em conta as diferentes realidades turísticas da região, foram inquiridos dois tipos diferentes de visitantes: o turista tradicional (aquele que utiliza as formas de alojamento tradicionais) e o turista residencial (todos os que se alojam em casa própria, casa de familiares e amigos e os que recorrem a arrendamentos privados).
A excelência do destino justifica também a afinidade demonstrada pelos turistas com a região e as emoções positivas que o Algarve despoleta. “Visitar o Algarve diz muito sobre quem sou”, “Sinto-me muito apegado ao Algarve” e “Eu sinto que o Algarve é parte de mim” são, por ordem de importância, as três expressões que melhor espelham esta afinidade.
Embora seja mais profunda entre os turistas residenciais, a afinidade é igualmente significativa entre os turistas tradicionais. Uns e outros constituem-se como excelentes embaixadores do Algarve. Por períodos, são os turistas que viajam em julho/agosto que maior afinidade revelam com o destino.
			
			































