Revista Comunidades
Segunda-feira, Setembro 22, 2025
PortuguêsEnglishFrançaisDeutschEspañolItaliano
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Revista Comunidades
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Segunda-feira, Setembro 22, 2025
Sem Resultafos
Ver tudo
Revista Comunidades
Sem Resultafos
Ver tudo
Ruben Amorim estará a agradar aos jogadores do Manchester United

Ruben Amorim estará a agradar aos jogadores do Manchester United

Novembro 22, 2024
Obras de Paula Rego em exposição em Aveiro

Obras de Paula Rego em exposição em Aveiro

Novembro 22, 2024
Melhor queijo do mundo é de ovelha, amanteigado… e português

Melhor queijo do mundo é de ovelha, amanteigado… e português

Novembro 22, 2024
EDP Comercial anuncia que preço da luz vai baixar 6% a partir de janeiro

EDP Comercial anuncia que preço da luz vai baixar 6% a partir de janeiro

Novembro 22, 2024
Presidente cabo-verdiano quer promover debate sobre desenvolvimento do país até 2075 e implicar a diáspora

Presidente cabo-verdiano quer promover debate sobre desenvolvimento do país até 2075 e implicar a diáspora

Novembro 22, 2024
Onde estão as maiores comunidades portuguesas fora de Portugal?

Onde estão as maiores comunidades portuguesas fora de Portugal?

Novembro 22, 2024
Politóloga aponta degradação da situação política na Madeira

Politóloga aponta degradação da situação política na Madeira

Novembro 22, 2024
Montenegro despede-se da cimeira do G20 e encontra-se com portugueses

Montenegro despede-se da cimeira do G20 e encontra-se com portugueses

Novembro 22, 2024
Portugal mostra ao mundo mais de 3.000 vinhos de todo o país na feira internacional Wine Paris 2025

Portugal mostra ao mundo mais de 3.000 vinhos de todo o país na feira internacional Wine Paris 2025

Novembro 22, 2024
A oliveira é um símbolo de Portugal e este ano vai ser celebrada com eventos de norte a sul

A oliveira é um símbolo de Portugal e este ano vai ser celebrada com eventos de norte a sul

Novembro 21, 2024
Início
Início

Pandemia criou a maior mudança de comportamento no consumidor nos últimos anos, mais emocional e mais exigente

Fevereiro 10, 2021
em Economia, Portugal
A A
0
compras

Saúde, segurança, proximidade, disponibilidade de produtos ou o seu preço definem os novos hábitos de consumo, segundo o relatório elaborado pela área de Consumer Engagement da LLYC.

De acordo com o estudo, em 2021, a componente emocional estará, mais do que nunca, na origem das decisões do consumidor. A pandemia está a deixar uma pegada profunda nos hábitos de consumo em todo o mundo e representa já a maior mudança comportamental das últimas décadas.

A empatia das marcas será quase obrigatória para entender este novo consumidor, que está, há quase um ano, imerso na tensão emocional da pandemia. É um cidadão global que se reconectou com o essencial e que buscará, mais do que nunca, a perceção de um lar saudável e seguro, onde a saúde mental deixou de ser um tabu e passa a fazer parte das conversações do dia-a-dia.

A nova forma de consumir confere à logística um papel protagonista: o consumidor exige uma disponibilidade imediata dos produtos de que precisa, mas também se caminha para novos modelos de cidade, onde a proximidade e o consumo local primam. A crise económica acentua o conceito de acessibilidade e “affordability” dos produtos. Além disso, exige uma maior responsabilidade por parte das marcas, que estão a ser obrigadas a repensar as suas estratégias de retalho e publicidade, devido ao aumento do teletrabalho e da emergência do e-commerce.

David González Natal, sócio e diretor sénior de Consumer Engagement da LLYC, reconhece que “radiografar o consumidor nascido de uma pandemia tem sido um desafio, porque nunca tínhamos passado por uma mudança tão rápida de tendências fruto da adaptação ao novo contexto. É uma oportunidade para todos, mas as marcas terão de entender bem o novo cidadão que emergiu deste contexto e colocar-se, mais do que nunca, na sua pele se quiserem ter êxito nas suas propostas de valor”.

Marlene Gaspar, diretora de Engagement e Digital em Portugal, acrescenta que “a (r)evolução que estamos a viver passa por uma mudança radical na forma como nos relacionamos e por um regresso aos aspetos mais primários e às garantias de segurança. Os consumidores exigirão das marcas mais um passo no seu compromisso com as pessoas para estarem mais perto delas e criarem uma diferença real nas suas vidas, quer seja em termos de empatia e de ligação emocional, quer seja através de aspetos mais racionais, como a proximidade e a prontidão no momento de responder às suas necessidades. Mais do que informação comercial, esperam que se posicionem e opinem frente a temas sociais e políticos”.

Tendências

De acordo com o estudo da LLYC, 10 tendências irão marcar o consumidor em 2021.  Desde março do ano passado que se entrou numa “era de emoções fortes”, que dará impulso à Internet of Behaviours (IoB).

De acordo com o estudo, acredita-se que a IoB pode tornar-se uma grande ferramenta de marketing e vendas, porque, além de fornecer informações sobre comportamentos, permitirá prever comportamentos e, até mesmo, emoções em momentos específicos do dia-a-dia do consumidor. Fazê-lo sem perder a confiança dos consumidores será o grande desafio das marcas.

Outra tendência relaciona-se com a reconexão com o essencial e redefinição das prioridades fruto da crise pandémica. O minimalismo e a simplicidade serão reis e as marcas tendem a apostar numa oferta menor em termos de variedade, mas mais profunda no seu significado e valor para o consumidor. Algumas já propõem aos consumidores adquirir menos produtos, mas de maior qualidade. É por isso que, de acordo com o estudo, está na altura de dar palco aos produtos “hero” e de demonstrar, com contributos poderosos, como as marcas podem ter um impacto positivo e real na vida das pessoas.

Paralelamente, as doenças mentais deixaram de ser um tema tabu e há cada vez mais marcas que recorrem a estes temas para dialogar com o consumidor. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 450 milhões de pessoas sofrem de um distúrbio mental ou de comportamento e o choque emocional gerado pela pandemia veio agravar, ainda mais, estes indicadores. É por isso um propósito muito relevante para as marcas entrar neste território tão pertinente no dia-a-dia.

Por outro lado, nunca se imaginou que se iria passar tanto tempo em casa, ao longo do último ano. O próximo desafio da arquitetura sustentável e ecológica é colocar, no centro do projeto arquitetónico, o design do bem-estar das pessoas.

O WELL Building Standard ilustra este objetivo, que pretende ser um modelo para medir características que apoiem e promovam a combinação de conforto e saúde num espaço físico. O uso eficiente da tecnologia numa casa inteligente será outro dos focos-chave das marcas em 2021.

Para além disso, a nossa nova forma de vida tem impacto direto sobre os três eixos de trabalho, lazer e família e exige flexibilidade e exercício de definição de limites pessoais e de trabalho. Nesta equação, o consumidor está cada vez mais exigente com a disponibilidade imediata da sua compra. É por isso que o e-commerce é a nova pedra angular, graças às garantias de segurança que oferece, e transforma a distribuição num desafio e numa alavanca estratégica para as marcas.

Importa, ainda, notar que a sensação de incerteza associada à preocupação com a saúde e as condições económicas torna as pessoas mais conservadoras na maioria das suas decisões. Mais do que nunca, os consumidores pensam duas vezes antes de gastar e estão mais motivados para a poupança, devido à incerteza que este contexto lhe traz. É por isso que a acessibilidade se torna novamente essencial para fidelizar o cliente.

O dia-a-dia exige a criação de novas formas de estar e a tendência é que este modo de vida mais criativo se torne o status quo. A pandemia acelerou a digitalização a passos largos e está-se a assistir a profundas mudanças, a nível económico e social, que marcarão a nossa geração. As empresas e as indústrias vão precisar de criatividade para se manterem relevantes. É por isso que 2021 exigirá uma readaptação contínua e o despertar do “eu” mais criativo.

A pandemia levou também à redefinição de novos estilos de vida, em que o ser humano mudará a sua maneira de se deslocar e de viver no meio urbano, transformando, assim, a experiência de consumo. O desafio é facilitar o redesenho das cidades, incluindo atividades culturais, atividades ao ar livre e desportos.

Noutra medida, o isolamento fez disparar o impacto cultural da Internet, dando lugar a uma nova etapa para o ativismo social digital. A cultura do cancelamento não deixa apenas margem de manobra contra os juízos de valor dos utilizadores. As marcas enfrentam, assim, uma maior responsabilidade face às suas ações que os consumidores exigem no mercado.

Finalmente, o consumo de proximidade revaloriza os bairros como unidade de relação e incita à compra reflexiva e está associado à sustentabilidade e à criação de emprego.

O desafio de 2021 será ver se a importância que os consumidores deram aos negócios locais se equilibra com o crescimento do e-commerce, à medida que o mercado se normaliza. Neste cenário, os grandes “players” terão de focar as suas estratégias numa perspetiva glocal real.

Anterior

DBRS Morningstar considera que o turismo português está refém da evolução da pandemia

Seguinte

Primeiro-ministro chinês pede cooperação China-Europa para manter multilateralismo e desenvolvimento verde

Outros artigos

EDP Comercial anuncia que preço da luz vai baixar 6% a partir de janeiro
Economia

EDP Comercial anuncia que preço da luz vai baixar 6% a partir de janeiro

Novembro 22, 2024
Politóloga aponta degradação da situação política na Madeira
Portugal

Politóloga aponta degradação da situação política na Madeira

Novembro 22, 2024
Montenegro despede-se da cimeira do G20 e encontra-se com portugueses
Portugal

Montenegro despede-se da cimeira do G20 e encontra-se com portugueses

Novembro 22, 2024
Portugal lança campanha para assento no Conselho de Segurança da ONU
Portugal

Portugal lança campanha para assento no Conselho de Segurança da ONU

Novembro 20, 2024
“Natal Com Famílias Portuguesas”: o projeto da ESN que pretende conectar famílias locais a estudantes internacionais
Portugal

“Natal Com Famílias Portuguesas”: o projeto da ESN que pretende conectar famílias locais a estudantes internacionais

Novembro 18, 2024
Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa
Economia

Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa

Novembro 18, 2024
Primeiro-ministro português faz primeira visita ao Brasil com G20 no centro da agenda
Portugal

Primeiro-ministro português faz primeira visita ao Brasil com G20 no centro da agenda

Novembro 17, 2024
Angola empenhada em ter economia menos dependente do petróleo
Economia

Angola empenhada em ter economia menos dependente do petróleo

Novembro 16, 2024
Portugal entre seis países europeus sem idade mínima para conduzir trotinete elétrica
Portugal

Portugal entre seis países europeus sem idade mínima para conduzir trotinete elétrica

Novembro 15, 2024
Seguinte
Primeiro-ministro chinês

Primeiro-ministro chinês pede cooperação China-Europa para manter multilateralismo e desenvolvimento verde

Canadá cancela deportação de família portuguesa

Canadá cancela deportação de família portuguesa

Edição Online – Leitura Grátis

Siga-nos nas redes sociais

Mais Lidas

Há uma ilha paradisíaca onde metade da população é portuguesa, come-se bacalhau e ouve-se fado

Há uma ilha paradisíaca onde metade da população é portuguesa, come-se bacalhau e ouve-se fado

Setembro 19, 2024

Conhece a piscina de água do mar que está à beira de uma das aldeias mais bonitas de Portugal?

Conhece a piscina de água do mar que está à beira de uma das aldeias mais bonitas de Portugal?

Setembro 14, 2024

Imagens captam momento da fuga dos 5 reclusos da prisão de Vale de Judeus (COM FOTOS)

Imagens captam momento da fuga dos 5 reclusos da prisão de Vale de Judeus (COM FOTOS)

Setembro 9, 2024

Praia do Camilo é uma das praias mais bonitas do Algarve

Praia do Camilo é uma das praias mais bonitas do Algarve

Setembro 5, 2024

Plataforma internacional aponta os 10 piores "pratos" na gastronomia portuguesa

Plataforma internacional aponta os 10 piores “pratos” na gastronomia portuguesa

Julho 12, 2024

lisboa portugal

Lisboa é mesmo a capital de Portugal?

Agosto 23, 2023

Destaques

Ruben Amorim estará a agradar aos jogadores do Manchester United

Ruben Amorim estará a agradar aos jogadores do Manchester United

Novembro 22, 2024

Obras de Paula Rego em exposição em Aveiro

Obras de Paula Rego em exposição em Aveiro

Novembro 22, 2024

Melhor queijo do mundo é de ovelha, amanteigado… e português

Melhor queijo do mundo é de ovelha, amanteigado… e português

Novembro 22, 2024

EDP Comercial anuncia que preço da luz vai baixar 6% a partir de janeiro

EDP Comercial anuncia que preço da luz vai baixar 6% a partir de janeiro

Novembro 22, 2024

Presidente cabo-verdiano quer promover debate sobre desenvolvimento do país até 2075 e implicar a diáspora

Presidente cabo-verdiano quer promover debate sobre desenvolvimento do país até 2075 e implicar a diáspora

Novembro 22, 2024

Onde estão as maiores comunidades portuguesas fora de Portugal?

Onde estão as maiores comunidades portuguesas fora de Portugal?

Novembro 22, 2024

Politóloga aponta degradação da situação política na Madeira

Politóloga aponta degradação da situação política na Madeira

Novembro 22, 2024

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design