Para a empresária portuguesa Melita Silva, proprietária da ‘Melita’s Home Furnishings’, a pandemia COVID representou – a nível de negócios – um empurrão para novos caminhos a explorar.
Silva estava de férias em Portugal no início de 2020 quando o coronavírus espantou o mundo. De regresso aos EUA em fevereiro, pronta a estrear a sua nova loja na parte da frente do prédio que ocupa na Main Street do município nova-iorquino de Ossining (depois de ter estado anos na área traseira), Melita viu-se obrigada a encerrar o estabelecimento e adaptar-se a novas realidades.
“Comecei a pôr mais produtos à venda online, com a ajuda da minha filha, uma vez que tive porta fechada ao longo de vários meses”, diz Melita Silva, em declarações ao LusoAmericano. “Ao mesmo tempo até foi bom, porque eu não tinha ainda descoberto o potencial das vendas online e comecei a apostar mais nessa vertente. As pessoas tinham receio de sair de casa para fazer compras supérfluas e mesmo os que saiam, preferiam as pequenas lojas às grandes superfícies.”
Mesmo a clientela conquistada online, passou a frequentar a loja física – que reabria, entretanto em julho do ano passado. “Nunca vendi tão bem como agora”, garante.
Melita Silva tanto faz remessas pelo correio como vendas ao postigo. “Também ampliei o leque de ofertas na loja e agora vendo muita roupa de bebé – tenho duas coleções orgânicas, roupa para senhora, bijuteria…”.
Os artigos ‘Made in Portugal’ para o lar continuam a ser os mais procurados. “Tenho encomendas do Texas, da Califórnia”, diz. “Estou muito feliz por ter agora a loja à frente e com montra para o passeio.”
Henrique Mano / LusoAmericano