A AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes, realizou no passado mês de outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o colóquio “Pare de dizer Diáspora”.
O presidente da AILD, Philippe Fernandes e o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Prof. Doutor Francisco Caramelo, abriram os trabalhos dando as boas vindas aos presentes e fazendo já uma introdução à temática.
O colóquio teve um primeiro painel: “Diáspora, uma conotação negativa das comunidades portuguesas”, cujos intervenientes foram a Doutora Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, o Prof. Doutor Carlos Carreto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Drª. Gilda Pereira, Vice-Presidente da AILD, sendo o painel moderado pela Dra. Rosário Lira, Jornalista da RTP.
O segundo painel: “Diáspora, um conceito identitário negativamente diferenciador. Que alternativas?”, teve como intervenientes o Dr. José Governo, Diretor de Comunicação da AILD, professor e ex. membro de Gabinete na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas; o Prof. Doutor Marco Neves, Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da NOVA FCSH e membro do Conselho Cientifico da AILD; a Tina Conceição, professor e ex. emigrante da vaga de emigração dos anos 60 e para moderar o painel a Dra. Vera Magarreiro – Jornalista e editora da Agência LUSA.
Ambos os painéis permitiram uma discussão profunda sobre a palavra “Diáspora”, onde a argumentação linguística, epistemológica, ética, estética, e também sociológica, estiveram em cima da mesa.
No final do debate, tendo em conta as diversas intervenções, foi possível verificar e assumir-se que se está a utilizar de forma muito exagerada e banalizada o termo “Diáspora”, onde o consenso será o da diversidade nas palavras entre: emigrante, lusodescendente, comunidades portuguesas, de acordo com a circunstância, percebendo a que melhor se adequa.
É possível fazer um balanço muito positivo deste colóquio, que permitiu não só a discussão em torno da palavra “Diáspora”, como falar sobre as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo e a sua enorme importância para Portugal.
JOSÉ GOVERNO – DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA AILD