Quem andou recentemente no metro de superfície de Bordéus, em França, já deve ter reparado na mensagem em homenagem a Paredes de Coura. A referência à vila alto-minhota nas portas deste meio de transporte é da responsabilidade da empresa gestora do Metro de Bordéus, e não aparece por acaso.
A mensagem, que está a deixar os courenses orgulhosos, surge a poucas semanas de mais uma edição do Mercado Português na vila de Cenon, nos arredores de Bordéus. É já nos próximos dias 18, 19 e 20 de maio que se realiza a 9ª edição deste evento, que homenageia, todos os anos, o mundo rural português.
Tirando partido da sua geminação com a vila de Paredes de Coura, a autarquia da cidade francesa e a Associação Alegria Portuguesa organizam anualmente este Mercado de Artesanato e Gastronomia.
Trata-se de um evento único na região de Aquitaine, no sudoeste francês, onde residem cerca de 70 mil portugueses.
«A realização deste certame permite a aproximação de empresas portuguesas ao mercado francês, e constitui, por isso, uma oportunidade para o comércio», adianta a organização. A feira apresenta uma estratégia de divulgação e comercialização dos produtos locais junto de novos mercados, como é o caso das comunidades portuguesas no estrangeiro.
Com entrada gratuita, este mercado de arte e gastronomia lusas vão preencher o fim-de-semana com muito da cultura e das tradições do Portugal.
 
			





 
			









 












 
 






 







