Cerca de 300 portugueses e lusodescendentes juntaram-se este domingo para celebrar o 45.º aniversário de uma paróquia portuguesa em Elizabeth, no Estado de Nova Jérsia, na costa leste dos Estados Unidos.
A paróquia de ‘Our Lady of Fatima’ [Nossa Senhora de Fátima] celebrou o aniversário com uma missa em português para cerca de três centenas de pessoas e presidida pelo padre português Nuno Rocha e pelo cardeal de Newark, Joseph Tobin.
Para o padre Nuno Rocha, «sendo uma comunidade com muita vida e muito ligada à espiritualidade, a igreja é um meio importante para os imigrantes continuarem a praticar rituais religiosos portugueses.»
A igreja ‘Our Lady of Fatima’ celebrou meia centena de casamentos no ano de 2018 e realizou 225 batizados no ano de 2017, segundo o padre. Ligada a grupos de escuteiros, a igreja é também uma instituição educacional, dando catequese a mais de 500 crianças.
Também o cardeal Joseph Tobin, presente nas celebrações, referiu que a arquidiocese de Newark, onde a paróquia de Fátima está inserida, é uma “Torre de Babel”, porque as missas de domingo são feitas em 26 línguas, e destacou que os imigrantes portugueses «dão muito à vida da arquidiocese».
Em Elizabeth existem «cinco ou seis paróquias onde falam maioritariamente português», contando paróquias brasileiras e portuguesas, disse o cardeal, acrescentando que a influência cultural de Portugal perdura na vida da população, dos mais velhos, aos mais novos.
«Temos um bom número de famílias jovens que levam as criaturas [crianças] que dão vida a tantas atividades na paróquia», constatou o cardeal.
De acordo com o alto dignitário da igreja, «a presença de muitas crianças nas atividades religiosas é um sinal forte de esperança» para a comunidade, já que a prioridade está na juventude e nas crianças.
A cidade de Elizabeth, com mais de 130 mil habitantes, acolhe uma grande comunidade portuguesa, já que atualmente é habitada por mais de 6.500 falantes de português, segundo a plataforma digital Data USA. Os censos de 2000 indicavam 4.500 imigrantes vindos de Portugal.