A empresa Food Tech procura agora investidores para expandir aos EUA, a tecnologia que desenvolveu.
A Nolita, startup portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções para alimentos com menos açúcar, desenvolveu uma tecnologia que permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados, utilizando fibras pré-bióticas.
Com esta inovação, a empresa pretende conquistar os consumidores dos EUA, “um mercado que representa cerca de 16% do setor global de produtos saudáveis, estimado em 1.500 mil milhões de dólares”, sublinha a empresa.
Para alcançar esse objetivo, a Nolita está à procura de investidores que possam ajudar a escalar o negócio nos Estados Unidos. “Estivemos recentemente na Fancy Food Show, em Nova Iorque, e percebemos o potencial deste mercado para os produtos Nolita. Acreditamos que podemos chegar a um milhão de euros em 2026 com o mercado dos EUA,” afirma Fernanda Vasconcelos, cofundadora e diretora geral da Nolita.
Em março deste ano, a empresa portuguesa registou a sua primeira patente, um produto que permite criar produtos sem qualquer adição de açúcares e adoçantes. Para caramelizar e adoçar os seus produtos, a Nolita utiliza fibras pré-bióticas naturais, fruto de “uma técnica termomecânica que molda as propriedades das fibras”. “Isso significa que apenas são aplicados processos físicos mínimos durante o fabrico do produto, evitando todo o processamento químico. Esta inovação pode ser aplicada em diversas categorias de alimentos, como granolas, barras de cereais, bolachas e muito mais”, informa a marca.
Atualmente, os produtos Nolita estão disponíveis em mais de 100 pontos de venda físicos de norte a sul do país, além de várias lojas online e marketplaces nacionais e internacionais, tanto no modelo B2B quanto B2C.