Há ainda pelo menos cinco feridos. O incidente ocorreu pelas 17H00 (16H00 em Lisboa).
Pelo menos seis pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas ontem na sequência de uma colisão entre um comboio e um autocarro, na Eslováquia.
Mais de 100 pessoas seguiam a bordo do comboio da Eurocity procedente de Praga e com destino em Budapeste, na Hungria, no momento do acidente, segundo a Associated Press.
A colisão ocorreu pelas 17H00 (16H00 em Lisboa), na cidade de Nove Zamky, de acordo com as autoridades e os serviços ferroviários eslovacos.
A porta-voz da empresa ZSSK, Vladimira Bahylova, disse à AFP que o maquinista do comboio “sofreu queimaduras porque a locomotiva pegou fogo”. Os outros quatro feridos eram viajantes que seguiam na composição.
Os restantes passageiros do comboio foram transportados de autocarro para Štúrovo, na fronteira com a Hungria.
A colisão ocorreu num cruzamento ferroviário protegido por barreiras e equipado com sinalização luminosa.
A circulação na ferrovia que liga Bratislava a Budapeste foi interditada.
Não ficou ainda claro o que causou o acidente e as autoridades estão a investigar.
O presidente eslovaco, Peter Pellegrini, que se encontra em Bruxelas para participar numa cimeira de dirigentes da União Europeia, teceu as suas condolências aos familiares das vítimas, enquanto desejou “uma rápida recuperação aos feridos”.
“Agradeço aos médicos e às equipas de salvamento pelo trabalho realizado”, disse, tendo também expressado o desejo que “catástrofes” como esta não aconteçam mais no país.