O filme ‘Uma Vida Sublime’, de Luís Diogo, vai ter a sua estreia internacional no Phoenix Film Festival, que terá lugar no Arizona, Estados Unidos da América, e no Chicago Latino Film Festival, que decorre até ao dia 15 de abril. É o único representante português desta importante mostra, que inclui filmes de todos os países ibero-americanos, e a sua exibição será entre os dias 6 e 8 deste mês.
Em “Uma Vida Sublime”, sobressai a figura de um inesperado médico que parece recorrer a situações limite na procura da felicidade. O médico encontrou duas curas radicais para a infelicidade: o diagnóstico de cancros terminais falsos e a eliminação temporária de alguns dos 5 sentidos. Terapias inusitadas que parecem ter efeitos secundários imprevisíveis.
O filme é um dos selecionados para a World Cinema, uma competição que inclui oito longas-metragens de ficção e documentários, duas delas já premiadas no Festival de Berlim.
É a segunda longa-metragem do cineasta Luís Diogo, que também é autor do argumento original e co-produtor com António Costa Valente. Filmada em Paços de Ferreira, Porto, Monte Córdova (S.Tirso), Castelo Branco e Avanca, e produzida em parceria com o Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo, este filme integrou o projeto “Creative Film Workshops” do Festival de Cinema AVANCA.
Recorde-se que teve a sua estreia mundial no Fantasporto, onde o ator Eric Da Silva venceu o Prémio de Melhor Ator da Semana dos Realizadores.
A longa-metragem será igualmente exibida no 22º AVANCA, Festival Internacional de Cinema que decorrerá na última semana de julho na localidade de mesmo nome do Concelho de Estarreja, e onde em 2016 decorreram parte significativa das filmagens desta longa metragem de ficção.
O realizador Luís Diogo está em Chicago para apresentar o filme nas duas sessões.