Levar a nostalgia e a ‘saudável saudade’ de Portugal para os EUA é a motivação da artista luso-americana Hélia Borges Sousa, que pinta locais e objetos típicos portugueses, que vão ser exibidos em junho na Califórnia.
Os quadros em acrílico da pintora nascida nos Açores mostram, sobretudo, cenários rurais e litorais inspirados em várias regiões de Portugal, desde Óbidos e Porto aos Açores, em especial a ilha Terceira, onde a luso-americana radicada na Califórnia viveu até aos 12 anos.
A obra será exposta no festival Dia de Portugal em São José, a 08 de junho, e será exibida em eventos e tradicionais festividades da comunidade portuguesa na Califórnia, o estado norte-americano que regista uma maior presença da diáspora portuguesa.
Embora a maioria dos clientes sejam luso-americanos, a influência da comunidade e a ‘promoção boca a boca’ têm gerado interesse em pessoas que não são de origem portuguesa, disse à agência Lusa Hélia Borges Sousa.
Entre os temas ilustrados com maior frequência nos quadros da pintora estão moinhos, faróis e hortênsias, flores que abundavam no quintal da casa das Lages onde cresceu.
«Trouxe comigo memórias incríveis e preciosas de uma infância maravilhosa», afirmou a pintora, que pretende «mostrar Portugal», não apenas os Açores, nos quadros que cria a partir de São José, Califórnia.
A artista tem sido convidada para expor em eventos da comunidade portuguesa em Sausalito, São Francisco, São José e Hanford, no vale central da Califórnia, onde há uma concentração elevada de luso-descendentes com origem nos Açores.
A primeira oportunidade de expôr nas Festas da Praia e Sanjoaninas na ilha Terceira acabou por não se concretizar «por questões logísticas», mas mostrar a sua obra em Portugal, que visita regularmente, continua a ser «um sonho».
Hélia Borges Sousa está também a trabalhar nas ilustrações do próximo livro infantil da luso-descendente Ângela Costa Simões, autora de “Pretty Girl, Linda Menina”, “Handsome Boy, Lindo Menino” e “Números, Cores e Fruta – Numbers, Colors and Fruits”, cujo objetivo é facilitar a aprendizagem do português em crianças bilingues nos Estados Unidos.
Outro projeto semelhante é a ilustração do novo livro infantil da luso-americana madeirense Higina da Guia, que já publicou “Pajamas and the Days of the Week/O Pijama e os dias da semana”, também para crianças lusodescendentes.