O Fundo Europeu de Investimento (FEI), parte do Grupo do Banco Europeu de Investimento, concedeu à Caixa Geral de Depósitos, SA (CGD) uma garantia de até 25 milhões de euros para promover investimentos no setor da educação em Portugal.
Graças ao apoio do FEI no âmbito do Piloto-Garantia de Competências e Educação, a CGD irá desenvolver dois produtos de empréstimo destinados a aumentar a sua capacidade de concessão de empréstimos tanto a empresas portuguesas que investem na melhoria das competências dos seus trabalhadores como a organizações que oferecem serviços de educação e formação.
O FEI irá assumir 80% do risco de financiamento da dívida concedido pela CGD a empresas e organizações portuguesas. Nicolas Schmit, Comissário Europeu responsável pelo Emprego e os Direitos Sociais, declarou: “Para alcançar uma recuperação inclusiva e duradoura desta crise, é fundamental investir na educação e na aprendizagem ao longo da vida. Graças ao apoio da garantia do orçamento da UE, o Fundo Europeu de Investimento e a Caixa Geral de Depósitos colaboram para conceder financiamento a empresas portuguesas que pretendam investir na requalificação e na melhoria das competências dos seus trabalhadores. Congratulo-me com esta abordagem inovadora e espero que muitas outras empresas e organizações sigam o seu exemplo.”.
Até ao momento, o Plano de Investimento para a Europa mobilizou 546 milhões de euros de investimento na EU, dos quais 14 milhões em Portugal.
Alain Godard(link is external), Diretor Executivo do FEI, declarou: “Temos o prazer de voltar a colaborar com a Caixa Geral de Depósitos, desta vez para apoiar empresas e organizações em Portugal ativas no setor da educação. Investir na melhoria das competências e nos serviços de formação significa investir no nosso futuro, contribuindo para o crescimento económico, a competitividade, a inovação e o emprego. Estes são elementos indispensáveis para assegurar uma recuperação inclusiva da pandemia da COVID-19.”
Já Nicolas Schmit, Comissário Europeu responsável pelo Emprego e os Direitos Sociais, declarou: «Para alcançar uma recuperação inclusiva e duradoura desta crise, é fundamental investir na educação e na aprendizagem ao longo da vida. Graças ao apoio da garantia do orçamento da UE, o Fundo Europeu de Investimento e a Caixa Geral de Depósitos colaboram para conceder financiamento a empresas portuguesas que pretendam investir na requalificação e na melhoria das competências dos seus trabalhadores. Congratulo-me com esta abordagem inovadora e espero que muitas outras empresas e organizações sigam o seu exemplo.»
Paulo Moita de Macedo, CEO da Caixa Geral de Depósitos, declarou: “A qualificação profissional deve ser contínua ao longo da vida. Apoiar as empresas na formação continua dos seus trabalhadores é um passo fundamental para garantir o seu futuro.”