Os Jogos Europeus da Juventude EPC decorrem até amanhã, 30 de junho, com a participação de mais de 650 atletas de 23 países.
No primeiro dia de provas dos Jogos Europeus da Juventude do Comité Paralímpico Europeu (EPC) realizados em Pajulahti, na Finlândia, o destaque português foi para o atletismo com três medalhas. Pedro Frasco conquistou a medalha de ouro nos 100 metros da classe T13 com o tempo de 12,25 segundos e Márcia Araújo acelerou para a prata nos 100 metros da classe T12 com a marca de 13,87 segundos percorridos com o guia Adélio Fernandes, prova em que a irmã gémea Sara Araújo, com a guia Margarida Silva, arrecadou o bronze com o tempo de 14,17 segundos. Domingos Magalhães no lançamento do peso da classe F20 terminou no segundo lugar numa prova não medalhada.
Também o Boccia está bem lançado para as medalhas com André Ramos (BC1) e Ana Sofia Costa (BC3) a ganharem os três jogos que disputaram numa modalidade em que Paulo Santos (BC4) também se estreou com uma vitória e Rodrigo Celestino (BC3) foi derrotado no encontro inaugural. Já no Ténis de Mesa, Mário Bastardo, Damião Domingues, Bruno Araújo e Francisco Malheiro foram derrotados em todos os encontros da fase de grupos.
Nas modalidades coletivas o Basquetebol em Cadeira de Rodas começou por derrotar a Finlândia por 59×20 mas teve menos sorte no segundo encontro ao ser batido pela Itália pelo parcial de 51×26. O Goalball também iniciou o seu percurso com um triunfo por 11×4 sobre a Hungria, sendo de seguida derrotada pela Alemanha por 8×6 e fechando o dia com nova vitória por 10×5 sobre a República Checa.