Segundo um relatório do ECO , desde pelo menos 2000, Espanha não só é o principal destino das exportações nacionais como é também o principal parceiro económico de Portugal: desde então, as trocas comerciais entre os dois países passaram de 17,6 mil milhões de euros, cerca de 14% do PIB, para um valor recorde de 55,5 mil milhões de euros no ano passado, equivalente a 23% do PIB.
A dependência da economia nacional face a Espanha é tão grande que, na última década, um quarto das exportações teve como destino o mercado espanhol e quase um terço das importações nacionais tiveram origem em empresas espanholas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística ( INE ), em 2022, 26% das exportações nacionais tiveram como destino Espanha e 32% das importações nacionais foram contabilizadas com produtos “made in Spain”.
No âmbito das contas comerciais de Portugal, o impacto de Espanha é de tal ordem que, só no ano passado, o comércio com Madrid ultrapassou o comércio entre Portugal e os restantes quatro grandes parceiros comerciais juntos. O saldo geral das exportações e importações contabilizadas com Alemanha, França, China e Holanda no ano passado foi 6,6% menor do que o comércio com a Espanha.