De todos os migrantes à escala global, 0,9% são portugueses. Esta percentagem é sete vezes superior ao peso da população de Portugal no contexto internacional (0,14%).
Portugal continua a ser o país da União Europeia com mais emigrantes em proporção com a população residente. De acordo com as últimas estimativas das Nações Unidas, em 2015, o número de emigrantes nascidos em Portugal superou os 2,3 milhões, o que significa que 22,3% dos portugueses vivem fora do país. Este dado foi destacado por Rui Pena Pires, coordenador do Observatório da Emigração, na apresentação do Relatório da Emigração 2015, que decorreu na tarde de ontem.
Portugal é também o 27.º país do mundo com mais emigrantes e o sétimo na Europa. As Nações Unidas indicam 243 milhões de migrantes internacionais em 2015, apenas 3,3% da população mundial. Destes, 0,9% são portugueses, percentagem sete vezes superior ao peso da população de Portugal no contexto internacional (0,14%).
Estas e outras conclusões do Relatório da Emigração 2015 foram apresentadas na presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
































