A ViniPortugal e a Interprofesional del Vino de España (OIVE) vão promover vinhos de ambos os países num projeto de três anos, num investimento de pouco mais de dois milhões de euros, financiado a 80% com fundos europeus destinados à promoção dos produtos agroalimentares da União Europeia.
Ambas as associações vitivinícolas, entre as mais destacadas da Europa em termos de produção e representação nacional, vão destinar estes recursos para “reforçar a imagem do vinho como produto de excelência e de tradição intrínseca na Europa”, sempre acompanhado de uma mensagem de consumo responsável e moderado; “valorizando os seus sistemas de qualidade” e, tudo isto, com “o objetivo de aumentar a competitividade da indústria vitivinícola na Península Ibérica”.
A campanha de promoção, com início previsto para o segundo semestre de 2022, destina-se a turistas de outros países da União Europeia, consumidores e profissionais, que serão informados sobre o modelo europeu de produção de vinho, exemplo de segurança, rastreabilidade, autenticidade, rotulagem, qualidade e sustentabilidade asseguradas, bem como a variedade e tradição dos vinhos espanhóis e portugueses.
As atividades promocionais e informativas foram definidas numa estratégia adaptada a cada país e a cada público-alvo e integrarão ações em meios digitais e sociais; investimento em publicidade impressa; realização de eventos e ações corporativas como seminários, viagens de estudo à Europa, semanas educativas e conferências; e campanhas de informação em aeroportos e outros pontos de chegada de turistas, entre outros formatos, ao longo dos 36 meses deste projeto.
O presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, destaca que, com este acordo, “demonstra mais uma vez o nosso compromisso com a posição de Portugal nos mercados externos, através de estratégias concertadas, apostando em colaborações de sucesso que contribuem para que o nosso país seja visto no exterior como uma referência produtor de vinho”. A colaboração entre os dois países, segundo o presidente da OIVE, Ángel Villafranca, destaca “o firme compromisso da Interprofesional com a promoção internacional para dar a conhecer a excelência dos nossos vinhos aos profissionais e consumidores, com o objetivo de melhorar o nosso posicionamento nos mercados internacionais e fortalecer os esforços dos nossos produtores”.