Quase 70% das atividades de limpeza foram realizadas nas praias portuguesas e pelo menos 50 toneladas de lixo foram retiradas de zonas costeiras em 52 países.
Todos os anos, no mês de setembro, as Nações Unidas e a União Europeia promovem uma campanha de limpeza de praias, que pode ser realizada por equipas de pessoas em qualquer país.
Os primeiros resultados de 2021 já saíram, e Portugal lidera o total de ações realizadas. De acordo com os organizadores da campanha, das 260 iniciativas deste ano, 175 aconteceram em praias portuguesas, ou mais de 67%.
Este ano, a campanha de limpeza de praias na União Europeia foi dedicada à proteção da vida marinha.
Um grupo de crianças de apenas quatro anos de idade, alunos de uma escola particular de Lisboa, foi até a Praia da Poça, no Concelho de Cascais, com uma missão de “ajudar os animais marinhos”.
A professora Teresa Salema, da escola Park International, que acompanhou as crianças na Praia da Poça, falou sobre a importância de começar este tipo de ação desde muito cedo.
“Eles estavam mesmo empenhados em encontrar lixo e principalmente, em proteger os animais. Sempre com a preocupação de que eles não engulam, que não fiquem a tossir, que não haja objetos que trespassem a barriga deles e que os façam morrer. Desde pequeninos, ganham este hábito que é tão importante, de não deitar o lixo para o chão e de ter esta preocupação, se vem o vento ou se vem as ondas, levam o lixo para o mar e depois o oceano fica poluído com o nosso lixo. E porque, inevitavelmente, essa mensagem também passa aos pais”, referiu.
Este ano, 52 países participaram na campanha da ONU e da União Europeia, com mais de 50 toneladas de lixo recolhidas das praias. Em junho de 2022, Lisboa será a sede da Conferência dos Oceanos da ONU.
Proteger a vida marinha e preservar mares e oceanos é a meta número 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que prevê reduzir de forma significativa todo o tipo de poluição marinha até ao fim desta década.