O embaixador de Portugal em Timor-Leste, José Machado Vieira, e a ministra timorense da Saúde, Odete Belo, assinaram um acordo de 125 mil dólares americanos (107 mil euros) para a compra de equipamentos hospitalares de combate à Covid-19 em Timor-Leste.
A assinatura do acordo “prevê alocar cerca de 125 mil dólares americanos ao Ministério da Saúde, através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)”, adiantou a ministra timorense no Palácio das Cinzas, em Dili.
De acordo com a governante, Timor-Leste tem, atualmente, uma dinimiução significativa do número de casos de Covid-19. No entanto, “a prevenção da doença mantém-se”, sublinhou.
Odete Belo lembrou que o Governo português já tinha apoiado anteriormente o Ministério da Saúde de Timor-Leste no combate ao Coronavírus, através de equipamentos de proteção individual, como luvas, desinfetantes e fardas, para além de concentradores de oxigénio e outros destinados aos cuidados intensivos.
Já o diplomata português, Machado Vieira, salientou a importância de assinar o memorando de entendimento “para um enquadramento da colaboração entre a Cooperação Portuguesa e a UNICEF”, de maneira a adquirir e a transportar para a capital timorense o material e equipamento médico em questão.