Empresa Bloomberg mediu os vários fatores que contribuem para a saúde dos países.
A empresa procurou analisar indicadores como a esperança média de vida, o acesso a água potável e saneamento básico, assim como as penalizações por comportamentos de risco como o tabagismo e obesidade, com o objetivo de criar um ranking de países segundo os níveis de saúde das suas populações.
Segundo a agência-norte americana, Espanha encontra-se na primeira posição do ranking dos 169 países analisados, ultrapassando Itália, que desceu para a segunda posição. A fechar o pódio encontra-se a Islândia.
Portugal surge em 22.º lugar neste ranking, abaixo de Chipre e imediatamente à frente da Alemanha, baixando uma posição em relação à anterior publicação.
De acordo com um estudo conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Navarra e citado pela Bloomberg, a dieta mediterrânica pode ajudar a explicar a liderança dos espanhóis, graças ao consumo de azeite e de frutos secos, contribuindo, assim, para a diminuição do «índice de acidentes cardiovasculares», em comparação com países onde existe uma «dieta pobre em gorduras».