Relatório de agência das Nações Unidas coloca o país no nível máximo, junto com os melhores do mundo. O documento alerta ainda para os enormes desafios neste setor e deixa pistas para o que devem fazer as nações num mundo em constante evolução.
Os sistemas portugueses de cibersegurança estão entre os melhores do mundo. O alto nível de preparação do país foi reconhecido no Índice Global de Cibersegurança (IGC) de 2024, refere o Diário de Notícias. O IGC é publicado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), que está integrada nas Nações Unidas.
Portugal este ano alcançou a classificação mais elevada possível: o “Tier 1 – Role-modelling” (Nível 1 – Exemplo a seguir). O país ficou no 4.º lugar do ranking mundial, com a mesma pontuação – 99,86 em 100 – de Singapura e EUA, bem melhor do que no último estudo, de 2020, em que surgia em 8.º na Região Europeia, com um score de 97,32. Números que são reveladores da eficácia da estratégia coordenada pelo Gabinete Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança e da sua capacidade para enfrentar os desafios permanentes no panorama digital de segurança, que está em constante evolução.