A missão Euclid da ESA pretende medir as geometrias de galáxias olhando para o passado há 10 mil milhões de anos.
A Active Space Technologies vai participar na missão do Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), fornecendo tecnologia para a comunicação de dados científicos do satélite, anunciou hoje a empresa sediada em Coimbra.
A Active Space integra o projeto com a espanhola Thales Alenia Space, que fará todo o sistema de comunicação do satélite (telemetry, tracking and command), cujo desenvolvimento e fabrico representam cerca de 20 milhões de euros.
A Thales ficará responsável pelo sistema de comunicação do satélite e a empresa portuguesa fornecerá o sistema de simulação da comunicação, uma participação cujos respetivos contratos representam cerca de meio milhão de euros, adiantou o responsável.
Durante a missão, os cientistas tentarão perceber qual o papel da energia negra na aceleração da expansão do Universo.
Missão lançada em 2020
A missão será lançada em 2020 para “explorar a matéria e a energia negra, de forma a entender a evolução do Universo desde o Big Bang” (teoria dominante do desenvolvimento inicial do universo) e, em particular, a “atual expansão acelerada”.
A matéria negra é invisível para os telescópios normais, mas “atua através da gravidade, desempenhando um papel vital na formação de galáxias e atrasando a expansão do Universo”, refere a ESA, citada pela Active Space.
A energia negra provoca, no entanto, “uma força que ultrapassa a gravidade e acelera a expansão à nossa volta” atualmente.
Em conjunto, as duas componentes “corresponderão a 95% da massa e da energia do Universo, com a matéria ‘normal’, a partir da qual se formam as estrelas, os planetas e os humanos, a corresponder à pequena fração restante. A sua natureza permanece um profundo mistério”, acrescenta a ESA.
O Euclid foi “pensado para responder às questões cosmológicas do programa da ESA Cosmic Vision 2015–25, com uma tecnologia avançada que permitirá à Europa tornar-se um líder neste campo de investigação,” sustenta Thomas Passvogel, responsável de projeto na ESA, da Diretoria de Ciência e Exploração Robótica, citado pela Active Space Technologies.
































