Mais de 63.000 pedidos de cidadania portuguesa foram recebidos nos primeiros quatro meses deste ano, com base nos números fornecidos pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN).
As estatísticas mostram que houve um aumento notável em comparação com os números do ano passado, quando 198.000 pedidos foram registados, segundo a Schengen.News.
O aumento do número de pedidos de cidadania portuguesa trouxe novos desafios para as autoridades do país no que diz respeito ao processamento de pedidos.
Apesar dos esforços para aumentar o recrutamento de pessoal, a curva de crescimento nos pedidos de cidadania é muito íngreme. Isso tem um impacto negativo nos tempos de processamento, com muitos pedidos atrasados, o que aumenta ainda mais o tempo de espera para novos candidatos.
No ano passado, de cerca de 200 mil pedidos de cidadania, apenas 116.000 foram concedidos.
A procura pela cidadania portuguesa deve continuar a crescer, impulsionada principalmente pela estabilidade que o país oferece.
Estes são tempos de incerteza global e as vantagens da cidadania podem ser decisivas. Os candidatos devem estar cientes apenas dos desafios que podem resultar em atrasos. É essencial que estejam preparados para enfrentar possíveis obstáculos.
Em maio deste ano, foi relatado que mais de 500.000 pedidos de cidadania portuguesa estão a aguardar para serem processados. O governo disse que a principal razão para o atraso contínuo é a vasta procura.
Portugal entre os dez países mais fáceis para adquirir a cidadania
Entre os motivos para solicitar a cidadania em Portugal está o fato de o país estar entre os mais fáceis para obter a nacionalidade.
De acordo com um estudo da Agência Canadense de Imigração, CanadaCIS, Portugal está entre os dez principais países da lista quando se trata de obter a nacionalidade.
No estudo, Portugal ficou em quarto lugar entre os 32 países europeus no que diz respeito à concessão da cidadania.
De acordo com o relatório, mais de três em cada 50 residentes de países terceiros tornam-se cidadãos de Portugal, o que corresponde a 6,6 por cento do total.