Os voos comerciais entre Portugal e Moçambique vão ser restabelecidos“nos próximos dias”. A informação foi avançada esta sexta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
O ministro defendeu que a nova variante do coronavírus, Ómicron, “não é razão bastante” para manter os voos suspensos, advertindo, no entanto, que os viajantes terão de realizar dois testes à covid-19: um para embarcar para Portugal e outro no desembarque. Será obrigatório também que cumpram quarentena, informou o governante.
Em declarações à RTP3, Santos Silva justificou que os voos para aquele país foram suspensos “para que as autoridades sanitárias tivessem tempo de estudar a nova variante e perceber se obrigaria a restrições adicionais”.
Os voos deverão ser retomados “nos próximos dias” estando já a ser preparada a alteração do despacho, adiantou.
Recorde-se que Portugal suspendeu todos os voos com Moçambique a 29 de novembro e impôs quarentena a passageiros oriundos de um conjunto de países africanos, após anova variante Ómicron ter sido detetada na África do Sul.
O Governo tem feito voos de repatriamento e antes de ser levantada esta suspensão, serão realizados mais dois voos deste tipo.