Seleção das quinas confirmou ainda o primeiro lugar do grupo F e persegue o sonho de voltar a ser campeã europeia.
Portugal garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.
Bernardo Silva, aos 21 minutos, Samet Akaydin, aos 28, na própria baliza, e Bruno Fernandes, aos 56, selaram o triunfo da seleção lusa, que na primeira jornada tinha batido a República Checa por 2-1.
Após duas jornadas, Portugal soma seis pontos e já ganhou o Grupo F, pois tem mais três pontos e vantagem no confronto direto face à Turquia, segunda, enquanto República Checa e Geórgia, que empataram 1-1, partilham o terceiro posto, com um ponto.
Cristiano Ronaldo bate mais dois recordes de uma assentada só
Cristiano Ronaldo voltou a merecer a confiança do selecionador nacional, Roberto Martínez, na qualidade de titular, tendo aproveitado a ocasião para bater mais dois recordes de uma assentada só, com o passe para o golo de Bruno Fernandes, que selou o resultado, aos 56 minutos.
O capitão da equipa das quinas tornou-se, desta maneira, no jogador com mais assistências de toda a história em Campeonatos da Europa. Feitas as contas, são já sete, mais uma do que Karel Poborsky, antigo jogador do Benfica.
Além disso, o avançado formado no Sporting (que, atualmente, alinha ao serviço do Al Nassr) é o atleta mais velho de sempre a assistir para um golo, num Campeonato da Europa, com 39 anos e 138 dias, de acordo com a UEFA.