O Fórum Económico Mundial, que decorre até esta quinta-feira (26), em Davos, volta a receber, em formato presencial, grandes decisores da economia, política e diplomacia de todo o mundo. Portugal “diz presente” com uma comitiva mais pequena do que o habitual.
A reunião na estância de esqui de Davos, tem como tema, este ano, “trabalhar em conjunto, restaurar a confiança”. De acordo com a organização, cerca de 2.500 líderes da política, negócios, sociedade civil e imprensa participam neste evento, que se realiza novamente em formato presencial depois dos adiamentos devido à pandemia da covid-19.
Destes, mais de 50 são chefes de Estado e de Governo, aos quais se juntam 300 representantes governamentais e mais de 1.250 líderes do setor privado.
Nos participantes empresariais portugueses constam Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, Andy Brown, presidente da Galp, e a Jerónimo Martins, grupo que é representado por José Soares dos Santos, membro do Conselho de Administração, e Henrique Soares dos Santos, listado pelo Fórum como membro do Conselho da holding Arica.
Na lista de participantes deste evento, está também como representante de Portugal Andy Poppink, CEO dos mercados da Europa, Médio Oriente e África da imobiliária JLL.
No evento não participa nenhum membro do Governo português, ao contrário de anos anteriores.