Com esta distinção, feita durante a 62.ª Conferência Anual do Outono, em Baltimore, Alberto Carvalho tornou-se no superintendente mais premiado dos EUA.
O superintendente de Escolas Públicas do Condado de Miami-Dade, Alberto Carvalho, foi nomeado “Superintendente Urbano Nacional do Ano de 2018” pelo Conselho de Grandes Escolas da Cidade, que lhe entregou o Prémio Green-Garner.
A cada dois anos, o Conselho distingue um superintendente de um dos 74 maiores sistemas de escolas públicas urbanas do país com o Green-Garner Award, a mais alta honra da educação urbana do país, reconhecendo contribuições notáveis em educação e nomeada em memória dos líderes das escolas, Richard Green e Edward Garner.
O superintendente Carvalho, que foi nomeado para este prestigioso prémio pela presidente do Conselho Escolar, Perla Tabares Hantman, foi homenageado pelo seu compromisso e paixão em aumentar o desempenho dos alunos, utilizando o método de aprendizagem do século XXI para todas as escolas e colmatando todas as lacunas dos estudantes no condado de Miami-Dade.
«Receber o Prémio Green-Garner do Conselho das Great City Schools é a prova de que, independentemente de desafio ou circunstância, o impossível para alguém pode tornar-se inevitável para todos, por meio de crença, habilidade e vontade», disse o superintendente Carvalho. «Sinto-me honrado, pois é um reconhecimento do impressionante trabalho do Distrito nos últimos anos. Compartilho esta homenagem e reconhecimento com os nossos alunos, educadores, funcionários, comunidade e conselho escolar», concluiu.
Alberto Carvalho nasceu em setembro de 1964 no Bairro Alto, em Lisboa, numa família de seis irmãos. Aos 17 anos, com o liceu terminado e vontade de conhecer o mundo, embarcou sozinho para os EUA, onde trabalhou em cozinhas e nas obras antes de o visto expirar e se tornar ilegal. Durante um mês e meio, dormiu na rua, até um professor lhe mudar a vida: ajudou-o a legalizar-se, a estudar. Passou pela Broward College e pela Barry University e em 1990 formava-se em Biologia. Professor de Físico-Química no liceu Jackson Senior, tornou-se vice-diretor e foi ascendendo até superintendente das escolas de Miami-Dade, função que ocupa desde 2008.