O português Luís Miranda foi reeleito, dia 7 de novembro, pela nona vez, presidente da Câmara Municipal de Anjou, em Montreal, na província canadiana do Quebeque.
“Teve um sentimento diferente devido à pandemia. A campanha foi mais difícil de realizar, não sabíamos muito bem quais os resultados, porque visitámos menos eleitores do que em circunstâncias normais, mas foi o melhor resultado que tive até agora”, disse o autarca.
Nas eleições municipais de domingo, quando estavam contadas 104 das 116 mesas de voto, o português tinha 7232 votos (70,84 %).
Esta reeleição de Luís Miranda também contou com o apoio de cerca de mil eleitores portugueses residentes naquela vila. “Eles estiveram a apoiar-me, pelo menos a maioria. É um grande orgulho poder contar com o apoio da comunidade portuguesa”, declarou.
Luís Miranda, de 67 anos, natural de S. Miguel (Açores), foi eleito pela primeira vez como vereador, em 1987, e “mayor” de Anjou, em 1997, quando a cidade não integrava a zona urbana de Montreal. Desde 2001, altura em que a vila foi incorporada, tem sido eleito presidente da autarquia até agora.
O executivo do município de Montreal não terá maioria na assembleia municipal, “algo que é positivo”, na opinião do autarca. “Somos um bairro de Montreal, é uma vantagem para os cidadãos (minoria). Porque a presidência da autarquia tem de colaborar com os bairros, como Anjou”, realçou.
Para o novo mandato, o português diz que o grande projeto que tem pela frente “é o desenvolvimento de uma linha de metro” em Anjou, para tal, será importante o apoio do município de Montreal.
Há quase 60 anos no Canadá, Luís Miranda foi o primeiro português presidente de uma Câmara Municipal na América do Norte.
Com 46 mil residentes, mais de mil são portugueses e lusodescendentes, Anjou é um dos maiores bairros industriais de Montreal.