Duas líderes comunitárias portuguesas no Canadá foram distinguidas por uma deputada luso-canadiana, em Toronto, pelo “seu trabalho junto da comunidade”.
A deputada provincial Cristina Martins distinguiu duas portuguesas numa cerimónia inserida nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.
“É uma forma simpática de reconhecer o trabalho que as mulheres têm feito na nossa comunidade, para que seja a comunidade que é”, destacou Cristina Martins.
A deputada provincial eleita pela Davenport, o maior distrito eleitoral onde residem portugueses e lusodescendentes no Canadá, homenageou cinco mulheres que se distinguiram naquela área de Toronto, incluindo a diretora de uma escola primária Manuela Sequeira e a dirigente associativa Linda Correia.
“Com estas nomeações não quer dizer que não existam mais mulheres portuguesas que se tenham destacado”, acrescentou Cristina Martins, justificando que Linda Correia tem feito a diferença na direção na Casa dos Poveiros de Toronto e na organização de um evento solidário na luta contra o cancro.
Quanto a Manuela Sequeira, “é um exemplo a seguir como diretora de uma escola e tem uma enorme paixão pelo trabalho que desempenha”.
A luso-canadiana que é assistente parlamentar do ministro da Economia, Desenvolvimento e Crescimento do Ontário, Brad Duguid, abordou ainda a efeméride do Dia Internacional da Mulher, sublinhando que “ainda há muito trabalho a fazer para que as mulheres possam ingressar nos níveis mais elevados das administrações das grandes empresas”.
Manuela Sequeira, que em 2016 foi reconhecida como uma das melhores diretoras de escolas no Canadá, salientou a importância de ser reconhecida localmente para que “possa ser um modelo a seguir pelos mais novos”.
“Ainda há um longo caminho a percorrer para que mulher possa ser reconhecida e mostrar o valor que tem (…) na sociedade”, concluiu.