Segundo o Smart Shopper Index, uma classificação mundial sobre os países com os consumidores mais inteligentes, elaborada pela plataforma de descontos online BravoVoucher, Portugal está entre os piores classificados, situando-se na 22.ª posição, com uma pontuação de -349, apenas à frente de Letónia (-357), Lituânia (-360) e Polónia (-458).
A listagem baseia-se em cinco fatores, nomeadamente, poupança dos lares, nível de endividamento, consideração das compras, gastos gerais em relação ao custo de vida e gastos em alimentação em relação ao seu custo.
França é o país com mais consumidores inteligentes, com uma pontuação de 421. Completam as 10 primeiras posições a Irlanda (+312), Alemanha (+288), Estados Unidos (+284), Noruega (+211), Bélgica (+196), Colômbia (+194), Áustria (+191), Países Baixos (+177) e Rússia (+149).
Diferenças
Apesar de terem um nível de endividamento ligeiramente superior à média, os franceses são, de acordo com o estudo, muito astutos no momento de gastar dinheiro, obtendo o valor mais elevado na escala de consideração das compras.
Na Irlanda, o nível de poupança é inferior ao de França, mas os consumidores compensam gastando melhor em relação ao custo dos bens.
Ao nível da poupança, destacam-se os lares alemães e, em contrapartida, o endividamento é maior entre os holandeses.
Os sul-coreanos são os mais inteligentes com os gastos em alimentação, mas os noruegueses sabem como gastar melhor, em geral.