Decorreu no Hotel Casa, em Amesterdão, a “Grande Prova de Vinhos Portugueses Representados nos Países Baixos”, evento que tem vindo a ser dinamizado nos últimos anos neste mercado.
O evento contou com a participação de 16 importadores locais de vinhos portugueses que deram a provar vinhos de todas as regiões nacionais a cerca de 90 profissionais da restauração, retalho, grande distribuição e imprensa holandesa.
Alguns importadores aproveitaram a oportunidade para exporem produtos “gourmet” portugueses que também representam neste mercado, e foram igualmente apresentados 2 livros sobre vinhos portugueses, recentemente publicados nos Países Baixos.
O balanço do evento foi qualificado como “muito positivo”, tanto por parte dos importadores como pelos visitantes profissionais, cuja forte afluência “foi comprovativa da crescente apetência e interesse do profissional holandês pelos vinhos nacionais”, adianta a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), promotora deste evento.
Tratou-se assim de mais uma oportunidade para reforçar a imagem dos produtos vínicos portugueses, num mercado com bastante potencial, “mas ainda com algum défice de promoção, e, por conseguinte, com algumas consequentes dificuldades de exposição junto do consumidor final”.
No período de janeiro a agosto de 2021, os Países Baixos foram o 7º mercado mundial para os vinhos portugueses (NC 2204), com as exportações a atingirem um valor de 30,4 milhões de euros (5,2% do total) e a registarem um aumento de 18,5% face ao período homólogo de 2020.
Esta iniciativa, inserida no âmbito da intervenção da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal no Benelux, foi organizada pela AICEP nos Países Baixos, em estreita colaboração com a agência de comunicação “Melman Communications”.