Na 14ª edição dos prémios Mesa Marcada, os melhores nas categorias de restaurantes e chefs em 2022 são, pela primeira vez, fora de Lisboa: “Ocean”, em Porches (Algarve), e Vasco Coelho dos Santos, de “ Euskalduna”, no Porto.
Este resultado marca o fim de seis anos de domínio de “Feitoria” (uma estrela Michelin, Lisboa) e João Rodrigues em ambas as categorias, após a saída do chef, em abril do ano passado.
A lista completa dos “10 Favoritos da Mesa Marcada” inclui 380 restaurantes e 268 chefs, e foi apurada através da votação de um júri constituído por jornalistas, blogueiros, gourmets, chefs e outras profissões do setor, com um total de 235 votantes, o que, segundo a organização, “constitui uma das maiores participações de sempre”.
Na categoria de restaurantes, a lista dos “10 Favoritos da Mesa Marcada” segue com “Euskalduna”; “Prado” (Lisboa); “Belcanto” (duas estrelas, Lisboa); “Alma” (duas estrelas, Lisboa); “The Yeatman” (duas estrelas, Vila Nova de Gaia); “Ó Balcão” (Santarém); “Fifty Seconds” (uma estrela, Lisboa); “Cura” (uma estrela, Lisboa) e “Essencial” (Lisboa).
Quanto aos chefs, a lista dos “10 Favoritos” inclui ainda José Avillez (“Belcanto”, duas estrelas, e “Encanto”, uma estrela, em Lisboa, e “Tasca”, uma estrela, no Dubai); Hans Neuner (“Ocean”, duas estrelas, Porches); João Rodrigues (“Projeto Matéria”); António Galapito (“Prado”); Henrique Sá Pessoa (“Alma”, duas estrelas, Lisboa); Marlene Vieira (“Marlene”, Lisboa); Alexandre Silva (“Loco”, uma estrela, Lisboa); Ricardo Costa (“The Yeatman”, duas estrelas, Gaia) e Filipe Carvalho (“Fifty Seconds”, uma estrela, Lisboa).
Na mesma votação, o restaurante vegetariano “Seiva” (Leça da Palmeira), da autoria de David F. Jesus, subiu 103 posições para o 14.º lugar, merecendo o Prémio Especial Destaque do Ano Estrella Damm.