A convite do presidente Xi Jinping, o presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, está a realizar uma visita de Estado à China até ao dia 13 de julho, anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.
Durante a visita, Xi realizará uma cerimónia de boas-vindas e um banquete para Embaló e os dois chefes de Estado realizarão conversações, disse Lin Jian, outro porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em conferência de imprensa.
O primeiro-ministro Li Qiang também se reunirá com Embaló, disse Lin.
Lin explicou que o povo chinês apoiou firmemente o povo da Guiné-Bissau em sua luta pela independência nacional e libertação na década de 1970.
Nos últimos anos, os dois países apoiaram-se em questões relativas aos interesses centrais um do outro, conduziram a cooperação no desenvolvimento económico e social, mantiveram a comunicação e a coordenação em assuntos internacionais e obtiveram continuamente novas conquistas nas relações amistosas, sublinhou Lin.
“Acredita-se que esta visita dará um forte impulso ao aprofundamento das relações entre a China e a Guiné-Bissau e à promoção da cooperação amistosa bilateral”, acrescentou.