A comunidade portuguesa representa cerca de metade da população de Fall River.
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, recebeu a chave da cidade de Fall River, no Estado de Massachusetts, durante uma receção promovida pelo presidente, Paul Coogan, informou o município dos Açores.
“A relação entre os Estados Unidos da América e os Açores mantém-se, assim, bem viva, quer no contexto geostratégico, cultural e social. Podemos consolidar esta ligação e aplicar a novos domínios”, sublinhou Pedro Nascimento Cabral, citado numa nota de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Segundo o município, a comunidade portuguesa “representa cerca de metade da população de Fall River e a forte ligação social e cultural está presente em diversos locais da cidade”, onde numa das principais artérias existe a Avenida de Ponta Delgada e, em 2006, foi construída uma réplica das Portas da Cidade.
“A relação entre os Estados Unidos da América e os Açores mantém-se, assim, bem viva, quer no contexto geostratégico, cultural e social. Podemos consolidar esta ligação e aplicar a novos domínios”, frisou Pedro Nascimento Cabral.
Orgulho na diáspora açoriana
Pedro Nascimento Cabral destacou o orgulho que sente da comunidade dos Açores que chegou aos Estados Unidos da América e demonstrou uma enorme capacidade de trabalho e empreendedorismo.
“Muitas famílias partiram do meio do oceano em busca de um sonho e uma oportunidade de melhorar a sua vida. Sentimos um enorme orgulho na forma como as pessoas de Ponta Delgada e Açores conseguiram mostrar uma enorme capacidade de superação e atingiram patamares de sucesso nos Estados Unidos da América. A comunidade portuguesa é respeitada e reconhecida a nível económico, social e na política. Sentimos agora o dever de continuar a preservar a nossa identidade e projetar a nossa cultura”, sublinhou.


































