Um projeto que usa robôs para ensinar matemática e ciências a crianças do pré-escolar no interior transmontano venceu este ano o prémio Maria José Nogueira Pinto para a responsabilidade social.
Daniela Meira, responsável pelo projeto da Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua, disse que o dinheiro do prémio, no valor de 10.000 euros, será usado para alargar a sua presença nas várias escolas do concelho de Peso da Régua, onde já chegaram a 270 crianças.
Os responsáveis do ‘Code Mode’ pretendem também alargar a coleção de robôs, que atualmente conta com três aparelhos, de graus de complexidade crescente.
Com programas específicos para despertar as crianças para temas científicos e matemática e fazer com que ganhem competências no mundo digital, os robôs permitem que aprendam, a brincar, conceitos ligados à lógica, algoritmos e programação.
A mudança social que se pretende visa inverter o panorama atual do concelho, em que a taxa de desemprego atinge 14,2%, chegando aos 33,8% entre as camadas jovens da população, que se justifica em parte pelo baixo nível de escolaridade.
O projeto da Santa Casa de Peso da Régua começou em fevereiro deste ano pelo centro infantil daquela instituição, que acolhe mais de cem crianças, mas já se alargou a outros estabelecimentos de ensino do concelho.
Um dos horizontes da equipa do ‘Code Mode’ é alargá-lo também a outros concelhos do país.
































