A ampliação das instalações do Consulado-Geral de Portugal em Londres, que está a fazer uma média diária de cerca de 600 atendimentos, tem por objetivo reforçar a resposta à comunidade portuguesa na área consular de Londres, particularmente tendo em atenção a procura acrescida devido ao processo de eventual saída do Reino Unido da União Europeia.
O deputado Paulo Pisco, que a semana passada visitou o decurso das obras, recordou que esta ampliação é um complemento daquilo que foi feito até agora, ou seja, o reforço do número de funcionários, a renovação do parque informático, o aumento dos dias de permanências consulares, sessões de informação, instalação do Espaço do Cidadão e criação do Centro de Atendimento Consular, conhecido como a “Linha Brexit”.
A ampliação do espaço de atendimento ao público é sobretudo feita a pensar em serviços de grande procura, tais como fazer o Cartão do Cidadão e o passaporte. No novo espaço irão desempenhar funções 16 funcionários,
O espaço, contíguo às atuais instalações e com bom acesso, está em fase adiantada de trabalhos e situa-se no piso térreo, tem condições para atendimento em privacidade e uma área ampla e iluminada.
“Isto representa uma melhoria acentuada na capacidade de atendimento dos portugueses residentes na área consular de Londres, bem como das condições de trabalho dos funcionários”, disse o deputado do PS e cabeça de lista pelo Círculo da Europa, Paulo Pisco, que visitou as obras de ampliação do Consulado-Geral em Londres, acompanhado pela cônsul Cristina Pucarinho.
Paulo Pisco considera que o Governo tem feito “um esforço sem precedentes para dar uma resposta à altura das necessidades de apoio da comunidade portuguesa residente no Reino Unido. Daí que tenha já sido assumido igualmente o prolongamento do plano de contingência consular até 2020”.