Em competição estarão um pouco mais de 100 amostras oriundas de quinze países e representativas de praticamente todos os cantos do mundo (América do Sul, Europa e África).
A Quinta da Pacheca é palco, dias 15 e 16 de julho, de mais uma edição do BRAZIL iOOC – International Olive Oil Competition, um concurso de azeites que reúne alguns dos melhores exemplares que se produzem em todo o mundo.
Portugal estará representado com várias marcas, concorrendo com países como Espanha, Itália, Tunísia, Chile, Uruguai, Argentina, Grécia e Brasil, o que atesta o caráter global do evento, que ano após ano cimenta a sua posição no cenário dos certames internacionais de olivicultura.
O BRAZIL iOOC – International Olive Oil Competition, que este ano vai para a sexta edição, realiza-se simultaneamente no Brasil, no restaurante Kinoshita, localizado em São Paulo, que foi agraciado recentemente com mais uma estrela Michelin. Este ano premiará separadamente os 10 melhores azeites do hemisfério Norte – Top Ten Norte -, e os 10 melhores azeites do hemisfério Sul – Top Ten Sul, além dos prémios tradicionais Triple Gold, Ouro, Prata e Bronze e Best Organic (para o melhor produto orgânico).
Maurício Gouveia, CEO e fundador do BRAZIL iOOC, destaca que “as principais empresas do mercado mundial estão representadas nesta competição. Os melhores e mais premiados produtores de azeite do mundo colocam os seus azeites à prova, tendo a competição conquistado reconhecimento internacional crescente a cada ano.”
O júri é constituído por pessoas de reconhecida competência na área, vindas de três diferentes continentes, e terá a oportunidade de degustar refeições preparadas com azeite da marca Quinta da Pacheca, que vem fazendo uma aposta consistente na olivicultura, com resultados muito interessantes para apresentar e alguns prémios alcançados em concursos nacionais e internacionais. Com a plantação de dezenas de oliveiras e a recuperação de árvores antigas, a quinta tem alcançado diversas distinções em competições nacionais e internacionais.
Prova do firme compromisso da Quinta da Pacheca em dinamizar a olivicultura é a criação de um programa especial aberto ao público durante a época da colheita da azeitona. À semelhança do que faz na época das vindimas, os visitantes são convidados a participar desta experiência única, que inclui uma receção com a tradicional broa de milho e azeitonas curadas, um passeio pelo olival, a participação na colheita tradicional e a degustação das cinco variedades de azeite produzidas na quinta.